As vítimas e o sistema de justiça: Inovar para humanizar

Ao longo de quase 32 anos de existência, a Associação Portuguesa de Apoio à vítima tem vindo a assumir um papel ativo na sociedade, prestando serviços de apoio a vítimas de todos os crimes, seus familiares e amigos, bem com atuando em defesa dos seus direitos. No cumprimento desta nossa missão, a APAV tem vindo a encontrar no direito à informação o alicerce para o cumprimento dos demais direitos que devem ser reconhecidos às vítimas de crime.

Compreendendo a forte influência que o acesso à informação exerce sobre a relação das vítimas de crime com o sistema de justiça, a APAV desenvolveu o projeto Infovítimas.

Cofinanciado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa de Justiça da União Europeia (2014-2020), o projeto Infovítimas tem como objetivo a promoção do direito à informação, através da criação de um modelo informativo acessível e inclusivo.

Aproximando-se o final da terceira edição deste projeto reconhecido pela Comissão Europeia como uma boa prática na informação às vítimas de crime, a APAV reúne, num seminário final, Entidades e Parceiros cujo trabalho permitiu o sucesso do modelo Infovítimas. Abordando práticas inovadoras e centradas na vítima, procuraremos impulsionar um debate alargado sobre como pode o sistema de justiça ser humanizado na perspetiva da vítima e dos profissionais que o integram.

A APAV convida a estar presente no Seminário “As vítimas e o sistema de justiça: Inovar para humanizar”, a realizar-se dia 19 de setembro de 2022, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, pelas 09h30.

Para mais informações e esclarecimentos, por favor contactar Ana Gil através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (+351213501640), ou visite apav.pt/infovictims