Prevenção dos Maus Tratos na Infância

No âmbito do mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, o projeto “(RE)age em Rede” promoveu, em parceria com a CPCJ Almada – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada várias iniciativas.

A primeira iniciativa ocorreu no dia 20 de Abril,  numa sessão de sensibilização sobre a temática do abuso sexual na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, promovida pela CPCJ Almada – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada e dinamizada pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Contámos também com a participação do Movimento da Defesa e da Vida  - Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (MDV - CAFAP). Esta acção decorreu durante a manhã e dirigiu-se e envolveu 52 jovens do ensino secundário.

Durante este dia,  tivemos a oportunidade de informar e sensibilizar os jovens sobre esta temática, através da  uma banca informativa no recinto escolar, com oferta de diverso material informativo e alusivo à temática da prevenção dos maus tratos e à promoção dos direitos de crianças e jovens.

Para terminarmos o mês da melhor forma participámos, no dia 30 de Abril, na atividade “Jogo Simbólico e Relaxamento” no Parque da Paz, onde pudémos proporcionar um momento de descontração e união a diversas famílias residentes nos territórios de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, às quais agradecemos a disponibilidade, boa disposição e alegria que trouxeram ao grupo.

Felicitamos a CPCJ Almada pelo convite e pela promoção destas iniciativas, bem como todos os parceiros envolvidos:  à APAV, ao CAFAP – MDV, à Câmara Municipal de Almada  e à Escola Fernão Mendes Pinto por terem aceite mais este desafio. Resta dizer que todas estas iniciativas também contaram com a colaboração de outros parceiros: Projeto Age em Rede – CLDS 4G e Espaço Equilíbrio Bem-estar Social – ASDL