A UFACPPC apoia o Movimento Associativo Popular Almadense

A UFACPPC apoia o Movimento Associativo Popular Almadense Com as atividades e serviços suspensos desde meados de março, devido à pandemia de Covid-19, que obrigou ao encerramento e cancelamento de todos os eventos e atividades desportivas e culturais, são muitas as coletividades da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas que se debatem com graves dificuldades de subsistência.

Sem fontes de rendimento, mas com despesas fixas que têm que continuar a honrar, nomeadamente, salários de trabalhadores, rendas de imóveis e pagamentos a fornecedores de água e luz, por exemplo, a situação financeira agrava-se à medida que o tempo passa e as soluções e apoios falham.

O executivo tem acompanhado a situação e reunido com os dirigentes de todas as coletividades e associações, para auscultação sobre as dificuldades sentidas e a necessidade de apoios e para fazer face aos problemas mais graves e urgentes, a União das Freguesias concedeu os seguintes apoios:

- Almada Atlético Clube (1.000,00€);
- Almadança (1.500,00€);
- Alma Danada (800,00 €);
- Al-Madan (1.500,00€);
- Associação de Colectividades do Concelho de Almada (1.275,00 €);
- Beira-Mar Atlético Clube de Almada (2.500,00 €);
- Bombeiros Voluntários de Almada (2.000,00€);
- Bombeiros Voluntários de Cacilhas (2.000,00€);
- Clube Recreativo Piedense (2.000,00€);
- Gerações Sorriso (1.500,00 €);
- Judo Clube do Pragal (1.500,00€);
- Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (4.500,00€);
- Sociedade Recreativa União Pragalense (1.500,00€);
- Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (3.000,00€);
- Sport Almada e Figueirinhas (2.500,00€);
- Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense - Banda Filarmónica (2.000,00€);
- Sociedade Filarmónica Incrível Almadense - Banda Filarmónica (2.000,00€);
- Sociedade Filarmónica União Artística Piedense – Banda Filarmónica (2.000,00€).

Apoios que totalizam 35.075,00€.

Continuaremos a acompanhar as nossas associações e colectividades, apoiando as que mais precisem e que para o efeito efectuem os pedidos de apoio e que os mesmos sejam devidamente fundamentados.

O movimento associativo popular tem um papel fundamental na vida das nossas freguesias, quer como polo de desenvolvimento local, promovendo uma crescente oferta de atividades, quer como espaço de formação pessoal e cívica, fomentando hábitos de cidadania ativa. Promovem o desporto, proporcionando a formação dos jovens e a prática desportiva a pessoas de todas as idades, e realizam atividades culturais e lúdicas, permitindo o acesso à fruição cultural.

Não deixar cair o Movimento Associativo Popular é uma das causas da União das Freguesias!