Concentração na Praça São João Baptista celebra o 25 de Abril

O 25 de Abril voltou a sair à rua em Almada

Foram centenas os almadenses que se juntaram à iniciativa de comemoração dos 47 anos do 25 de abril, promovida pela União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas em conjunto com as juntas de freguesias do Concelho, hoje entre as 10h00 e as 11h00, na Praça São João Baptista, que reuniu representantes de Associações, Coletividades e Instituições Particulares de Solidariedade Social das várias freguesias do concelho de Almada e contou com a participação de todos os presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho e dos vereadores da Câmara Municipal de Almada e sua presidente.

Os sons de Abril fizeram-se ouvir, a voz de José Mário Branco lembrou que a “Cantiga é uma Arma”, os participantes gritaram vivas ao 25 de Abril, que todos queremos que seja Sempre e o Fascismo Nunca Mais, e o grupo Amigos do Alentejo subiu ao palco para cantar a “Grândola, Vila Morena”, primeira senha da revolução que há 47 anos libertou Portugal e o seu povo de uma ditadura de 48 anos.

Antes disso, Ricardo Louçã, presidente da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, discursou, falando da importância de continuar a luta para preservar a democracia e a liberdade, que não podemos dar por garantidas, sobretudo quando se erguem como ameaça forças obscuras que pensávamos que tinham sido vencidas.

O Cabo José Boto, Militar de Abril, evocou aqueles que lutaram naquela madrugada libertadora, em particular Vasco Gonçalves, cujo centenário se assinala este ano.

Paulo Santos, presidente da Associação das Coletividades do Concelho de Almada, falou das dificuldades porque passa Movimento Associativo e do papel que fundamental que este teve e tem para a construção de um Portugal de Abril, mais justo e solidário.

Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, realçou também a importância do Movimento Associativo, exaltou a liberdade e a democracia e a liberdade conquistadas há 47 anos, lembrando que falta apenas um ano para completar em liberdade o tempo que foi vivido em ditadura.

A cerimónia comemorativa culminou com uma romagem ao Monumento dos Perseguidos, na Praça do MFA, onde foram depostas quatro coroas de cravos, flores de Abril. Respeitando todas as medidas de segurança aconselhadas pela Direção Geral de Saúde, o 25 de Abril voltou a sair à rua em Almada.

Viva o 25 de Abril!