Transgressões

Transgressões”, 57ª criação do Teatro Extremo, é uma peça inédita em Portugal, inspirada na obra de Roald Hoffmann, químico polaco laureado com o Nobel de Química de 1981 (partilhado com Kenichi Fukui), autor de peças teatrais e poesia, que conta com interpretação de Claudia Negrão, Fernando Jorge Lopes e Sara Castanheira e encenação do ator brasileiro Sylvio Zilber, responsável pela premiada versão do espetáculo “Einstein” de Gabriel Emanuel.

“Transgressões” é um espetáculo realizado em parceria com a Biblioteca e American Corner da School of Science and Technoloy FCT/UNL que integra o Ciclo “EmCena a Ciência” que o Teatro Extremo propõe aos seus públicos, baseado no conceito de proximidade entre Arte e Ciência, seja pela complementaridade, seja pela influência recíproca, no sentido de desmontar os códigos ao ponto de perderam o seu carácter hermético, rígido e sem ligação com a vida do cidadão comum, equacionando a arte e a ciência através das suas dimensões sociais e individuais.

 

SINOPSE

“Transgressões” trata da história de Friedrich Wertheim, químico de origem alemã, que se suicida, culpando-se por ter colocado nas mãos de terroristas uma maneira fácil de fazer uma neurotoxina.

As circunstâncias e os motivos de sua morte perturbam profundamente a vida de três pessoas ligadas a Wertheim – a filha Katie, Stefan, um artista conceptual, e a segunda esposa separada de Wertheim, Julia. A vida dessas pessoas é fraturada pelo suicídio, percebendo-se que o conflito ético entre Katie e seu pai é muito profundoKatie é cientista, bióloga molecular, mas com ideias muito diferentes sobre a responsabilidade social dos cientistas.

O motivo da ação de Wertheim não é tão simples quanto parece, uma vez que emerge de um passado obscuro e de uma série notável de circunstâncias sobre a sobrevivência de seus pais na Alemanha Nazi. Mas esta morte também põe a descoberto “outros esqueletos dentro do armário” tanto de Stefan, como de Julia. Incapazes de resistir ao poder transformador da morte, mas também à sua própria Hubris, separados e juntos pelas suas memórias, vontades e carências, os três “sobreviventes” tentam dar um sentido às suas vidas abaladas por este abrupto evento.

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Autor: Roald Hoffmann; Tradução: Luzia Paramés; Encenação: Sylvio Zilber; Interpretação: Cláudia Negrão, Fernando Jorge Lopes e Sara Castanheira; Cenografia: Hugo Migata e Pedro Silva; Figurinos: Miguel Falcato; Desenho de Luz: Daniel Verdades; Direção técnica: Celestino Verdades; Técnicos de Palco: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Produção: Josefina Correia e Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Design Gráfico: P2F Atelier; Produção Audiovisual: Diogo Barbosa; Fotografia: José Frade; 57ª criação do Teatro Extremo

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: maiores de 12 anos

DURAÇÃO: 75 minutos (aproximadamente)

CALENDÁRIO: 25 de março a 30 de abril, sexta e sábado às 21h30 e domingo às 16h

LOCAL: Teatro-Estúdio António Assunção, Rua Conde Ferreira, Almada

PREÇÁRIO: €5,00 grupos, jovens, seniores, educadores e professores, profissionais de espetáculo, | €7,50 adulto

RESERVAS: 212 723 660 / 962 215 929 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

BILHETEIRA: Quarta a Sábado 15h-18h30 e uma hora antes da sessão programada | Não há multibanco

 

REGRAS TEATRO-ESTÚDIO ANTÓNIO ASSUNÇÃO PARA A SEGURANÇA DE TODOS:

- Uso de máscara cirúrgica ou certificada, higienização das mãos e distanciamento social

- Lugares marcados e levantamento prévio de bilhetes

- Sala com sistema de extração de ar

- Não é permitida a entrada na sala após o início do espetáculo