Aprender a ser futuro nas escolas básicas de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas

A associação Almada Mundo, em parceria com a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, está a desenvolver o projeto de formação “Aprendo a Ser Futuro” com as escolas básicas das nossas freguesias, que arrancou esta semana em regime de ensino à distância na EB Cataventos da Paz e na EB2 da Cova da Piedade.

Com os objetivos de promover a expressividade artística numa perspetiva de cidadania; educar para o consumo consciente e crítico dos media; capacitar para a aplicação cívica das tecnologias de comunicação; e desenvolver valores humanistas, interculturais, ambientais e patrimoniais, o projeto “Aprendo a ser Futuro”, dirigido a alunos a partir do 3º ano de escolaridade do ensino básico, quer contribuir para uma Almada forte, renovada e consciente, numa perspetiva construtiva, colaborativa e participada, promovendo a cidadania ativa desde as camadas mais jovens da população.

As atividades deste programa de cariz interdisciplinar, flexível e autónomo, pretendem promover a experimentação, criatividade, questionamento e colaboração de modo a favorecer o desenvolvimento pessoal e cívico. Os trabalhos desenvolvidos pelas crianças serão objeto de conversas e debates e apresentados e expostos junto da comunidade escolar e educativa no final de cada semestre. Desenvolvimento estético e artístico; expressão artística; produção multimédia e comunicação; literacia digital e introdução à filosofia prática são as linhas mestras do programa de formação a realizar com os professores e os alunos.

Trabalhamos para dar futuro, o melhor futuro possível, às nossas crianças e à nossa comunidade educativa.