Impressoras 3D já chegaram às escolas básicas de Almada

Uma parceria entre a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas e a Oficina d'Almada, de João Catarino, levou às escolas básicas das quatro freguesias impressoras 3D e as imensas possibilidades que esta tecnologia de ponta proporciona.

Há cinco anos a inventar o futuro na ODAM – Oficina d'Almada Makerspace, João Catarino fez-se notar durante o primeiro confinamento, com a produção pro-bono de viseiras para todos aqueles que destas necessitassem, desde bombeiros a forças de segurança, instituições de solidariedade social e centros de saúde, numa altura em que escasseavam ainda os equipamentos de proteção individual, e no início do novo ano letivo juntou-se à União das Freguesias para pôr os alunos do ensino básico a aprender a trabalhar com impressoras 3D, envolvendo-os ao mesmo tempo num projeto de educação ambiental de reciclagem de plástico, que depois poderá vir a ser matéria prima para as peças produzidas. “A União das Freguesias foi a única entidade até agora que me apoiou em condições porque percebeu o potencial do projeto, nas suas várias vertentes.”

O entusiasmo de João Catarino ao explicar o empreendimento é o mesmo da professora Maria João, coordenadora da Escola Básica do Pragal, uma das onze escolas que recebeu uma impressora 3D, que tem passado os últimos meses a pesquisar e estudar as potencialidades do equipamento que chegou no início de dezembro. “Uma vez dominado o processo de funcionamento, torna-se viciante”, diz a professora, que já fez enfeites de Natal e está a trabalhar agora para preparar os presentes do Dia do Pai e do Dia da Mãe. A interrupção do ensino presencial veio atrasar o contacto dos alunos com o novo equipamento, mas a professora não tem dúvidas de que, quando os mais novos virem a impressora 3D a funcionar e os objetos a tomarem forma, vão ficar tão entusiasmados como ela. “Vai ser fascinante para os miúdos. É muito engraçado ver todo o processo de construção das peças”, diz a professora, esperando poder partilhar brevemente com as várias turmas da escola que coordena esta nova tecnologia.