Festa da Maia
01/05/2014 | Cultura
Realizou-se no passado dia 01 de Maio, a Festa da Maia, na Cova da Piedade.

Veja aqui as fotos:

O Motivo da Festa é a "Maia", uma boneca de Panos cosidos por senhoras da Romeira.

O pano branco é cheio de palha e o chapéu, também de palha. É enfeitado com flores. Ao peito traz um grosso cordão de ouro, com medalhão pendurado; na mão direita tem três figos secos, que simbolizam a virgindade e na mão esquerda, um cesto com flores. A "Maia" da Cova da Piedade é uma camponesa que personifica o despertar da fecundidade e festeja a chegada da Primavera.

A sua origem está ligada à divindade romana "Maia", mas foi a tradição Algarvia quem trouxe às Ruas da Cova da Piedade, esta Festa.

Envolvendo a comunidade local e as nossas crianças, o desfile liga o Largo da Romeira ao Jardim da Cova da Piedade.

As crianças envergando trajes representativos de várias atividades ligadas à história da Cova da Piedade, vão encher as Ruas num desfile tradicional, com trajes característicos, num ambiente popular encantador e mágico.

No 1º de Maio, a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, mantendo a já longa tradição da Freguesia da Cova da Piedade, em parceria com o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, o Clube Recreativo União Romeirense, A Sociedade Filarmónica União Piedense, o Centro de Arqueologia de Almada, a Alma Alentejana e as suas Cantadeiras, vão abrilhantar a Festa e convidam todos a participar na tradicional " Festa da Maia ".

Enfeitem as janelas e muros e integrem o cortejo, na companhia das vossas crianças, porque é um momento de convívio tradicional e muita música. As tradições etnográficas do Concelho perduram assim neste Evento, reforçando a sua identidade.

Convidamos, toda a comunidade Almadense a participar!

Veja aqui as fotos: