Oficina de Mediadores de Leitura
Sábado 24 abril 2021
Visualizações : 857

Bandlivros | Bibliotecas Livres das Crianças de Almada é um projeto da comunidade local de troca de livros de criança. Uma candidatura aprovada a financiamento pela Câmara Municipal de Almada que reúne uma equipa multinacional no seio da Almada Mundo - Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação. A iniciativa que dá voz às crianças e às famílias de Almada foi concebida por Leanne Annear e Ana Beatriz Saraiva, coordenadoras do projeto. Uma abordagem inovadora que articula a promoção da leitura, o desenvolvimento comunitário e a sustentabilidade. Tem por objetivos planear, promover, construir, instalar e dinamizar pequenas bibliotecas gratuitas para crianças em idade escolar e pré-escolar.

A ideia por trás do projeto é muito simples: criar uma Rede de Bibliotecas Livres das Crianças e oferecer oportunidades iguais a todas as crianças de Almada para se relacionarem com livros e atividades de aprendizagem desde tenra idade. As Bibliotecas Livres são planeadas, construídas e instaladas de forma colaborativa com a população e agentes sociais locais. Todas as medidas da DGS são cumpridas com as respetivas adaptações na operacionalização de cada ação. O projeto beneficia ainda da consultoria técnico-pedagógica e da avaliação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Inscrições até 19 de abril - https://forms.gle/H3Ph336YKLQnGcML8
Pode seguir esta aventura no Instagram e Facebook @bandlivros.