Basket Almada Clube

O Basket Almada Clube foi fundado em 22/05/2002 e tem na formação a sua génese e razão de ser. Tendo por escopo a dinamização do basquetebol no Concelho de Almada, o Clube foi fruto da parceria e fusão com outras coletividades do Concelho. Através da concentração de esforços, expandir a prática da modalidade, criando as condições para a emergência de atletas, na verdadeira acepção da palavra, e se possível novos talentos, aumentando a visibilidade e qualidade da modalidade no Concelho.

Com orgulho podemos apontar como mentores e impulsionadores do Clube o Prof. Luís Magalhães e o Prof. Victor Mamede que, ligados à modalidade desde sempre, pretenderam, com o seu contributo, dignificar o Basquetebol, aumentando a base de recrutamento de jovens atletas através de várias escolas de Minibasquete.

Mais recentemente, mas já com assinaláveis resultados quanto ao crescimento da visibilidade e no número de atletas inscritos, realizaram-se diversos eventos promocionais nas escolas do Concelho, bem como, a promoção dos Campos de Férias, Campo de Estágio e Formação e Torneio de 3X3.

Após vários anos a trabalhar com jovens promessas do basquetebol, foi possível alcançar diversos resultados desportivos, ao nível da formação, que muito honram o BAC, nomeadamente vários atletas seleccionáveis a nível regional e nacional, bem como diversos títulos a nível distrital e a participação na Final Four nacional no escalão de Sub-16 masculinos na época de 2011/2012, obtendo um honroso 3º lugar nacional.

Como resultado de uma gestão regrada, na época de 2012/2013 foi possível a criação de uma equipa de Sub-19 Feminina, bem como uma equipa de Seniores Masculinos, inscrita actualmente no Campeonato Nacional de Basquetebol da 1ª Divisão. Com a constituição destas equipas, para as quais contribuem também financeiramente os seus atletas, procura-se, essencialmente, dar continuidade ao trabalho desenvolvido na formação, completando desta forma todos os escalões de formação masculinos e femininos.

Contamos actualmente com cerca de 230 jovens inscritos em provas oficiais, repartidos por 14 equipas masculinas e femininas, desde os Sub-8 até aos Seniores Masculinos.

Recentemente foi atribuído ao BAC o Estatuto de Clube Formador pela Federação Portuguesa de Basquetebol, reconhecendo e oficializando o trabalho desenvolvido nos escalões de formação e, ao mesmo tempo, a vinculação e responsabilização do Basket Almada Clube perante a comunidade em geral e a FPB em particular, a uma formação de excelência, continuando o trabalho desenvolvido em prol do basquetebol.

Basket Almada Clube

Alameda Guerra Junqueiro nº 35 Feijó