Casa da Cerca

A Quinta/Palácio da Cerca é o mais característico exemplo da arquitectura civil da cidade dos séculos XVII-XVIII. Possui uma capela revestida a azulejos barrocos, com iconografia religiosa, retábulo de talha dourada com medalhão a óleo representando a Virgem e tecto com pinturas também barroca, onde motivos florais adornam um monograma. Serviu de aquartelamento às tropas de Junot aquando da primeira invasão francesa, em 1808.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1996, depois de ter sido adquirido pela Câmara Municipal de Almada em 1980 e recuperado entre 1992 e 1993 para instalar o Centro de Arte Contemporânea de Almada, que vem desenvolvendo uma ação de relevo na área das exposições e na organização de um centro especializado de documentação e informação. Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea.

Rua da Cerca
2800-050 Almada
3ª a 6ª feira: 10h às 18h
Sábado e domingo: 13h às 18h (Encerra à 2ª e feriados)