Ermida S. Sebastião

Classificada como Imóvel de Interesse Público em 1982, a Ermida de São Sebastião situa-se na confluência das ruas dos Espatários, Capitão Leitão e Dr. Julião de campos e remonta, pelo menos, à segunda metade do século XVI .

Esteve sempre ligada às mais importantes instituições de Almada, como a Santa Casa da Misericórdia, cujo provedor, em 1587, determina que aqui se faça a sepultura dos náufragos. Já na segunda metade do século XVII, uma confraria lisboeta institui um novo altar, organizando uma romaria anual em louvor à Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1729, confirma-se como propriedade da Câmara de Almada, entidade que custeia as obras de ampliação do templo e também o sustento de um capelão residente, responsável pela celebração da missa dominical e dos dias festivos.

Com o grande terramoto de 1 de Novembro de 1755, a Ermida de São Sebastião ficou completamente arruinada e as obras de reconstrução só se terão iniciado cerca de 1778, data inscrita num painel de azulejo entretanto removido e hoje aplicado no jardim do Convento dos Capuchos. Com a vitória da revolução liberal, o município optou, a partir de 1839, por dividir a Ermida em diversas moradias, enquanto que a galilé (recinto coberto, à entrada da fachada principal) passava a servir de taberna, funções que manteve mesmo depois do Estado vender a propriedade, em 1904.
in “Almada e o Tejo”, Centro de Arqueologia de Almada (1999)

Em 1993 foi adquirida pela Câmara Municipal de Almada, encontrando-se na altura bastante danificada e mesmo abandonada, tendo sido realojadas as famílias que aí viviam em condições degradantes de habitabilidade. Em 1999 iniciaram-se as primeiras demolições e estudos com vista à sua reabilitação. O edifico foi alvo de um projeto de reconstrução, apresentado pela CMA publicamente em 2003, e nele foram feitos estudos arqueológicos e encontrados diversos achados de interesse para a compreensão da sua história.

Uma obra morosa e de grande complexidade, mas que permitiu, dez anos depois, que este valioso património histórico e cultural fosse devolvido ao culto e ao povo de Almada. A Ermida de São Sebastião foi assim inaugurada no dia 25 de Julho de 2009, em cerimónia presidida pela Senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada e pelo Reverendíssimo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis.

Para a ocasião, a Junta de Freguesia de Almada editou uma brochura, da autoria do historiador António Policarpo, que junta todos os registos sobre a Ermida de São Sebastião encontrados nos livros de atas das sessões da Câmara Municipal, desde 1856.

Largo das Andorinhas
2800 Almada

Horário de Abertura
3ª a 6ª Feira: 10h00 às 12h30 | 16h00 às