Largo José Alaíz - Chafariz

Neste local, onde até à década de trinta do século XX se realizava o mercado de peixe, foi erigido em 1922 o primeiro chafariz da vila de Almada, por iniciativa de Alfredo Simões Pimenta (presidente da Câmara também responsável pela instalação de iluminação pública). Até então o abastecimento de água era feito por aguadeiros que a carregavam da Fonte da Pipa em barris que vendiam de porta em porta.

O topónimo atual homenageia José Alaiz (1894-1974), democrata almadense que participou no movimento de implantação da República em Almada, tendo integrado ativamente o movimento associativo local e fundado o jornal “A Voz de Almada” (quinzenário defensor dos interesses do concelho), cujo primeiro número foi editado a 1 de Janeiro de 1927.
in “Almada e o Tejo”, Centro de Arqueologia de Almada (1999)

Tags :