Núcleo Medieval / Moderno

O acompanhamento de uma obra entre as ruas da Judiaria e Henriques Nogueira revelou a existência de um celeiro medieval. Numa área com cerca de 170 m2 foi possível pôr a descoberto vinte silos, bem como estruturas de habitação datáveis do século XV, posteriores portanto à utilização funcional dos silos. Os materiais mais antigos recolhidos no seu interior datam de finais do século XI, sendo a maioria do espólio constituído por fragmentos de cerâmica de várias épocas até à atualidade. Foram também encontradas moedas de D. Sancho II (1223-1248) e de D. Afonso V (1438-1481), para além de grande quantidade de restos de alimentação, nomeadamente conchas, espinhas e ossos.

Em virtude da grande importância histórica desta estrutura de armazenamento, a Câmara Municipal de Almada adquiriu o imóvel, desenvolvendo trabalhos arqueológicos que tornaram possível a instalação de um museu de sítio destinado à interpretação deste importante testemunho da vila medieval.
in “Almada e o Tejo”, Centro de Arqueologia de Almada (1999).

Núcleo Medieval / Moderno de Almada Velha – Museu de Sítio
Rua Henriques Nogueira, 36
212 724 760
212 724 989
Visitas guiadas
212 724 980
Terça a domingo: 10h - 12h30 | 14h - 17h

Preçário:
-Bilhete individual adulto - € 2,15
-Crianças até aos 12 anos e grupos escolares até ao 9º ano de Escolaridade - Gratuito
-Adultos com mais de 65 anos - redução de 50%
-Bilhetes de grupo (mínimo 10 pessoas) - € 26,88
-Grupos escolares após o 9º ano de Escolaridade - € 13,43

Núcleo temática cuja contextualização é feita pela interpretação dos elementos patrimoniais e do acervo encontrado durante as escavações.

Celeiro da Judiaria (no n.º 36 da Rua Henriques Nogueira)