Museu da Música Filarmónica

Museu da Música Filarmónica

Situado no coração de Almada Velha, o novo espaço museológico retrata a história da atividade filarmónica associada às coletividades do concelho e presta homenagem ao maestro e compositor Leonel Duarte Ferreira (1894-1956), referência e protagonista transversal à dinâmica musical associativa no concelho e na região metropolitana.

De arquitetura contemporânea, em diálogo com a malha urbana, o novo museu, erguido no local onde nasceu o Maestro Leonel Duarte Ferreira, integra uma área expositiva de 97 m2.

Fotografias, documentação, instrumentos, pautas, batutas, entre outras peças, do espólio municipal e cedidas, especificamente para esta exposição, pela AIRFA, SFIA, SFUAP e SRMT, e por particulares, evocam a presença da música na cidade. Um dispositivo sonoro permitirá uma melhor compreensão da tipologia de instrumentos que tradicionalmente associamos à sonoridade e imagem de uma banda filarmónica.

Dedicado especificamente ao maestro Leonel Duarte Ferreira, o museu integra ainda um dispositivo de multivisão que permite a ilusão do discurso direto do compositor, integrando a sua biografia no contexto de época, sublinhado por uma banda sonora que integra trechos de algumas das suas composições e peças do reportório tocado por bandas de Almada.
in www.m-almada.pt

Rua Capital Leitão, 16
2800 Almada
212 734 030
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.m-almada.pt/museus
Terça a sábado: 10h - 13h | 14h - 18h
Encerra aos feriados