Investimento na Educação em 2023

A União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas realizou um investimento total de 105.020,80 euros no ano de 2023 no setor da Educação, na sua grande maioria dirigida às Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este compromisso foram alcançadas as onze escolas do nosso território, oito das quais com Jardim de Infância.

Pequenas Reparações (44,47%), Expediente e Limpeza (20,04%) e Ateliês Complementares ao Currículo Escolar (13,96%) absorveram mais de 78% do valor investido, representando um montante acima de 82 mil euros.

Promovidas com vista a ampliar as oportunidades de aprendizagem, diversão e cultura para as crianças do território, as ações realizadas nos Ateliês Complementares ao Currículo Escolar e demais rubricas evidenciadas no gráfico incluíram as seguintes atividades:

Xadrez nas escolas. O ensino de xadrez, com professor credenciado, ocorreu em todas as escolas do 1º Ciclo, com o propósito de estimular o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento de aptidões das crianças.

Concurso “Celebrar o 25 de Abril”. A 2ª edição alusiva ao Dia da Liberdade, foi levada a cabo em parceria com a URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses. O concurso visa estimular os alunos a desenvolverem as suas habilidades de escrita, desenho e outras manifestações criativas e sensibilizá-los para os conceitos de cidadania, responsabilidade, inclusão, liberdade e democracia. A 3ª edição, como não poderia deixar de ser, incidirá sobre os ‘50 Anos do 25 de Abril de 1974’, e já está a ser preparada.

Oficinas de teatro. Projeto artístico, realizado durante o ano letivo, em parceria com o Teatro Extremo, com a convicção de que as atividades teatrais na Escola permitem melhorar a prática educativa, pois estimulam a aprendizagem, a interação social e a expressão individual das crianças.

"Ciclismo Curricular". O projeto alcançou 10 escolas básicas, abrangendo 16 turmas, no ano letivo de 2022/2023. Com o propósito de ensinar as crianças do 4º ano a andar de bicicleta, foi levado à prática com o Black Ravens Lisbon Cycling Club.

“Aprendo a Ser Futuro”. Projeto desenvolvido pela Associação “Almada Mundo” e apoiado pela União das Freguesias, destina-se a fazer pensar a escola a partir das crianças. Tem como objetivos estimular a criatividade artística das crianças, ensinar-lhes a usar os media de forma responsável e crítica, formar-lhes competências para a comunicação cívica com as tecnologias e fomentar valores de respeito pela diversidade cultural, ambiental e patrimonial.

Hora do Conto. Atividade lúdica e educativa, desenvolvida em parceria com a Bandlivros Associação, visa estimular o gosto pela leitura e pela literatura entre as crianças. Consiste em ler ou contar uma história de forma criativa e interativa, usando recursos como gestos, vozes, músicas, fantoches e cenários.

Celebração do Dia da Criança. Neste dia, procura-se realizar atividades lúdicas e educativas para homenagear as crianças e estimular o seu potencial. O Dia da Criança é também uma forma de reconhecer a importância da infância para a formação do caráter e da personalidade de cada indivíduo.

"Férias Artísticas”. Projeto levado a cabo em parceria com o Mundo do Espetáculo – Associação Cultural, através do desenvolvimento de atividades no período de férias escolares, para a ocupação dos tempos livres dos alunos.

Adicionalmente, há referir que o investimento na Educação engloba a atribuição de apoio ao projeto Os Porbatuka, à edição dos jornais escolares da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo e do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro. No ano em referência, a União das Freguesias ainda abraçou a 2ª edição do Festival “Curtas na Margem”, lançado pelo Agrupamento de Escolas Francisco Simões, aberto a todos os alunos das escolas básicas e secundárias do concelho de Almada.